quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Currículo - aula 03 - 26.08.2019

Antes da elaboração do currículo, o docente precisa ter em mente que não deve ser organizado de forma isolada, precisa ser baseado na interdisciplinaridade, contextualização e transdisciplinaridade, sendo necessário considerar o que o discente irá utilizar na vida e que cada discente tem os seus próprios objetivos. Entende-se por currículo a seleção cultural de determinados conhecimentos teóricos e práticos de ensino-aprendizagem, que o professor desenvolve gradativamente em sala de aula, levando em consideração a necessidade do discente ter inúmeras riquezas de conhecimentos e culturas produzidos socialmente durante todo processo de aprendizagem, experiências recriadas pelos alunos por meio da ampliação em seu progresso de aprendizado. A partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), houve o acréscimo da Educação Básica, com isso, agregou o ensino para os discentes que estão na fase inicial do conhecimento.

Com a reforma do Ensino Médio, todas as escolas precisam ter seus itinerários formados, analisados a partir da BNCC, sendo levado em consideração todo contexto social em que o discente está inserido. É importante que o docente guie o caminho para o estudante desenvolver a sua própria bagagem cultural, reforçando as práticas de ensino, utilizando os mais variados Eixos da BNCC, cada discente tem a sua própria forma de aprender, alguns podem aprender ensinando, enquanto outros aprendem assistindo, ouvindo ou praticando, não é uma ciência exata, cabe ao docente exercer as suas habilidades em sala de aula, a partir das análises e necessidade de cada estudante, trabalhando o lúdico, utilizando uma metodologia participativa, cada discente precisa não apenas estar na aula, mas, vivenciar cada momento.

O professor tem autonomia em sala de aula para aplicar um currículo oculto, sendo este, tudo o que o discente aprende na escola sem estar no planejamento escolar, por exemplo, textos, filmes, poemas, dentre outros, que trabalhem sobre amizade, solidariedade, união, respeito, cidadania e/ou sinceridade.

Deixo um link para um vídeo no youtube, reflexivo, intitulado como ''Escola atual em julgamento - Motivação'', importante para que todo profissional da educação reflita sobre sua forma de ensinar: https://www.youtube.com/watch?v=4xmt4_Km0lo&t=160s

A partir de algumas reflexões que o advogado trouxe no vídeo ''Escola em julgamento - Motivação'', parafraseio uma fala importante e a relaciono ao currículo: um médico que prescreve o mesmo remédio para todos os pacientes, o resultado seria um desastre e não curaria nenhuma doença, em alguns casos, poderia diminuir a expectativa de vida, trazendo a medicina para o âmbito educacional, o professor que trabalha da mesma forma em sala, do início ao final do ano, não alcança o potencial que os discentes precisam para prosseguir para o ano seguinte, por isso, é necessário o professor ter consciência da importância na hora de selecionar os conteúdos, visando as habilidades e competências necessárias que agregam o discente durante a sua formação, o docente não desenvolve mais os seus planos de aulas a partir dos conteúdos, o professor precisa selecionar, cuidadosamente, cada assunto, tendo como base a BNCC, pensando em todo repertório cultural que o discente terá e quais meios serão utilizados para adquirir esse desenvolvimento, a partir das habilidades e competências. Com a BNCC, o foco está nas habilidades para gerar competências.

Infelizmente, a BNCC não acrescentou o inglês na Educação Básica e no Ensino Fundamental I, mesmo não sendo uma disciplina obrigatória em ambos, cresce o número de escolas atrás de profissionais da área de inglês para ensinar de forma eficiente, sendo necessário o professor de inglês recorrer aos currículos da sua cidade, ao livro didático e/ou buscando através da pedagogia, atividades utilizadas que podem ser adaptadas em uma sequência didática ou plano de aula em cada sala. A área de inglês é ampla, dando autonomia para o professor trabalhar com qualquer idade, infelizmente, a faculdade de letras prepara o docente, apenas, para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa não estão mais dando conta, apenas, desses dois lados, é necessário inovar para as diversas possibilidades que o docente pode trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário