quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexões do Estágio II de Língua Inglesa - Quinta-feira - 10.10.2019



A professora Patrícia realizou uma atividade prática sobre o ''simple past'', essa atividade consistia em separar os estudantes em dupla e distribuir fichas para cada um, os discentes escolheriam, inicialmente, quem iria responder no ''simple past'' e quem iria perguntar no ''simple present''. Após cada dupla finalizar a ficha, trocaria com a dupla ao lado para continuar com outros verbos regulares e irregulares. Essa atividade é bem dinâmica e faz com que os discentes relembrem os verbos, trabalhando no Eixo Leitura, Eixo Oralidade e Eixo Conhecimentos Linguísticos. Os discentes estavam entretidos nessa atividade e observei o maior interesse em como realizar a pronúncia e o significado dos verbos.

Para a professora Patrícia, realizar atividades lúdicas é essencial para o desenvolvimento consistente do assunto. A BNCC tem maior foco nas atividades práticas, tornando necessário que o docente organize suas aulas e utilize a prática para desenvolver o conteúdo de forma eficiente, levando em consideração que, para cada turma, as atividades devem ser organizadas e desenvolvidas de forma diferente, nem sempre o mesmo plano de aula terá o mesmo resultado em outra turma.

Ao iniciar a segunda aula, a docente informou para a turma que eu ficaria no lugar dela e passaria uma atividade no quadro para copiarem no caderno, pela primeira vez tive experiência com o Ensino Médio, vejo de forma desafiadora e aproveitei para criar um clima amigável e tranquilo. Enquanto escrevia a atividade no quadro, observei que as perguntas seriam uma possível situação real de escrita e necessárias para que os discentes possam praticar no cotidiano.

Atividades que envolvam as dinâmicas, em sala de aula, visam o aprendizado eficiente e desenvolvem uma aula em que os discentes serão o centro desse processo. É necessário que professor crie seu repertório de atividades e desenvolva para praticar em diferentes turmas o mesmo conteúdo, analisando a necessidade de cada grupo e a melhor forma de desenvolver o conhecimento em determinada sala. A prática é necessária para que o discente possa desenvolver as competências necessárias, de acordo com a BNCC, através das possíveis atividades que o discente desempenhará socialmente, a partir do conhecimento desenvolvido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário