quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexões práticas da aula - 16.09.2019

Para o docente desenvolver sua aula, é necessário não ficar preso ao livro didático e, também, analisar sua turma para que possam avançar igualmente em cada habilidade necessária, para adquirir a competência, a partir dos Eixos da BNCC. O estudante está interessado em aprender conteúdos a partir da sua convivência social, o professor precisa organizar suas aulas com base na necessidade de cada discente, planejar cada aula para que adeque todos os interesses existentes em sala e estar ciente da nova era tecnológica e dos processos de imediatismo. Os melhores resultados para um estudante analisar seus conhecimentos é através de uma aula dinâmica, interativa, participativa, confortável e que possa desenvolver todo seu potencial, cada discente busca a melhor forma para aprender.

Meu grupo realizou um plano de aula e aplicou na faculdade com os discentes do 5º e 6º semestre, no intuito de demonstrar a elaboração e funcionamento de um plano de aula, seguido de como seria uma avaliação para essa turma. O plano de aula proposto, foi baseado para os discentes do 8º ano do Ensino Fundamental II, através do jogo bingo e o assunto sobre comparativo/superlativo, seguindo o seguinte passo:

1- Os discentes estarão reunidos em trios e receberão uma folha de bingo para marcar as respostas;

2- O docente dirá as palavras em português e os discentes deverão marcar no bingo as palavras em inglês;

3- Cada trio deverá marcar no bingo as respostas e encontrar uma quantidade determinada de palavras que dependerá do tempo que o professor terá em sala, aconselhavelmente, o docente pode optar pelo terno ou quadra, em que, o estudante ao acertar três ou quatro palavras, dirá ''bingo'';

4- Após o discente dizer ''bingo'', o docente irá conferir a atividade e analisar se o trio realmente acertou, caso o discente tenha acertado, o professor poderá incentivar dando balas, doces, ou algo semelhante, como prêmio.

Essa atividade é importante para que o discente participe, interativamente, da aula. Os processos de aquisição de língua estrangeira, partem do interesse do discente em aprender e da competência que o professor terá em sala de aula. A BNCC permite que o conhecimento dos discentes ampliem através de cada Eixo, o professor precisa apropriar-se da BNCC para utilizar os Eixos em sala. A partir de 2020, será obrigatório o uso da BNCC em sala de aula, o docente precisará aplicar a Base Nacional Comum Curricular e desenvolver, em cada aula, os diferentes Eixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário