quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexões da aula do dia: 19.08.2019

É necessário a observação em sala de aula para desenvolver o interesse em cada estudante, levando em consideração o espaço escolar, a dinâmica a partir das atividades que serão administradas em sala, a idade, a maneira de ensinar (metodologia), e, principalmente, as habilidades e competências que o docente quer que cada discente desenvolva.

No texto ''Estratégias para gerar interesse e disciplina em alunos adolescentes'' escrito por Vinicius Nobre, retrata que ''são os alunos que trazem questões comportamentais, motivacionais e educacionais à tona, e nós, educadores, podemos ficar perdidos na hora de tomar decisões e administrar uma turma mais complexa''. Vinicius Nobre traz formas para o docente adquirir melhor aperfeiçoamento no ensino através da stirring and settling activities. As stirring activities são atividades que geram movimentação e são essenciais para criar um ambiente mais relaxado e divertido, enquanto as settling activities são as atividades utilizadas para acalmar, duas estratégias importantes para serem utilizadas em sala de aula e o discente ter eficiência no aprendizado. Importante ressaltar que em turmas mais agitadas, o uso das stirring activities são essenciais para um melhor desenvolvimento em sala de aula com os adolescentes, enquanto para as crianças, dependerá muito do público-alvo, normalmente para trabalhar com o grupo 03 e 04, atividades lúdicas em que se movimentem menos gera um aprendizado mais eficiente do que atividades em que é necessário se movimentar, isto é devido a dispersão que muitos terão na sala, essa é uma fase em que estão desenvolvendo o conhecimento relacionado a psicomotricidade, as atividades que envolvem jogos, desafios e construções proporcionam mais interesse, por exemplo, no grupo 04, o professor pode montar um tangram (puzzle), individualmente, com cada discente, caso seja necessário colorir as peças do tangram, cada discente terá suas cores preferenciais e, após montar o tangram, o docente pode entrar no assunto explicando o que é um quebra-cabeças chinês mostrando a diferença de um tangram para um ''puzzle''.

Existem 04 pilares importantes para o docente refletir e agir:

1- Aprender a ser.

É necessário o docente aprender como desenvolver seus conhecimentos em sala de aula, estar atento com as mudanças e onde sempre pode melhorar para manifestar nos discentes o pensamento crítico, a autonomia e poder incitar a criatividade.

2- Aprender a conhecer.

O docente precisa viabilizar aos estudantes o ato prazeroso na compreensão dos assuntos, descobrir e/ou construir o pensamento.

3- Aprender a fazer.

O docente precisa além do conhecimento teórico, realizar a prática em sala de aula. Aprender a fazer trabalha o desenvolvimento cooperativo e seus valores em cada atividade, trabalho e projeto.

4- Aprender a conviver.

É necessário despertar a empatia para um melhor convívio na sociedade, é um fator principal para o docente trabalhar em sala de aula e ensinar as melhores maneira para o discente lidar com o seu meio social, sendo necessário aprender a aceitar as diferenças individuais.

Os pilares são importantes para os discentes valorizarem mais ainda o aprendizado, são essas transformações contínuas que tornam o melhor convívio do estudante em seu devido tempo e da sua própria maneira, o docente precisa organizar da melhor forma o aprendizado planejando em cima das habilidades e competências que o estudante deverá aprender. Com as novas fontes de informações, é importante o docente elaborar atividades lúdicas e que sejam rápidas para o discente poder compreender e adquirir interesse, com as novas tecnologias tornou-se  desafiador o ensino, cabe ao docente elaborar suas aulas de forma que viabilizem esses processos de informações.

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