quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexão sobre a Palestra de 12.08.2019

As instituições públicas no âmbito estadual e municipal, ainda, permanecem utilizando abordagens de ensino tradicional. A palestrante Grasiela Neves Freitas Hoff, trouxe a sua vivência na escola durante o seu Estágio Supervisionado I e II, comentou sobre as formas do professor lidar com cada aula e a falta de interesse dos discentes.

A palestrante precisou diminuir o seu TCC para poder trabalhar, eficientemente, o seu tema e verificar as potencialidades do uso de diferentes linguagens artísticas nas práticas de ensino-aprendizagem de LI em uma turma de EJA.

Muitos docentes, infelizmente, não analisam as necessidades que cada estudante precisa, sem levar em consideração os conhecimentos prévios e, consequentemente, dando ênfase aqueles que estão mais a frente, para Grasiela, a observação do estágio auxiliou como uma base e percebeu que o interesse em músicas poderia atrair a atenção dos discentes quando fizesse o estágio de regência. Os discentes demonstravam interesse em aprender inglês, mas não aprendiam por conta dos métodos do professor vigente.

Grasiela realizou um processo que envolveu um questionário aplicado aos alunos, um questionário ao professor regente e a experimentação pela ótica do Professor vigente. A palestrante utilizou quadros de Miró para a turma desenhar um tema livre e desenvolver a motricidade, seu interesse é um inglês que trabalhe os valores em sala de aula, promover debates e discussões com os discentes. Permitir a voz aos discentes para escolherem temas para aprender é um fator importante, atualmente, os estudantes possuem interesse em aprender a sua realidade, a sua vivência no mundo, temas que envolvam o discente no meio em que está inserido.

É fundamental para o Professor estimular o conhecimento de cada discente a partir de cada vivência e situação, em cada ambiente que o discente está inserido e aproximar os estudantes que possuem dificuldade na aprendizagem, pois, em muitos casos, a relação do capital cultural, envolve o estudante que não possui tantas condições e condiciona ao desinteresse imediato pelo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário