quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexões do Estágio II de Língua Inglesa - Quinta-feira - 26.09.2019

Uma das maiores dificuldades que ocorrem no Brasil, é a forma como os discentes podem dar continuidade com a comunicação da língua inglesa mediante o país utilizar, como língua oficial, a Língua Portuguesa. A docente Patrícia, utiliza expressões simples e que auxiliam os discentes no desenvolvimento da Língua Inglesa como, por exemplo, ''May i comming?'' quando algum discente chega atrasado na aula ou, ''May i go to the restroom?'', para os discentes solicitarem a professora que permita o discente ir ao banheiro. O Eixo Dimensão Intercultural é um dos trabalhos fundamentais e que pode ser agregado às aulas para o discente conhecer uma cultura pela forma de interação e que possa analisar a estrutura, nas mínimas situações, para que desenvolva o aprendizado de novas expressões a partir do Eixo Conhecimentos Linguísticos e, também, o Eixo Oralidade.

Para o professor trabalhar a Língua Inglesa nas escolas públicas, reflete no contexto que cada discente está inserido e no seu capital cultural que, em diversos casos, os discentes que possuem melhor apropriação da Língua Inglesa, apresentam maior facilidade em comparação aos demais estudantes. Cada discente possui um determinado conhecimento da área e cabe ao docente ampliar esses horizontes pelos meios que viabilizem o aprendizado igualmente, de modo que todos possam aderir ao assunto e possuam maior domínio no desenvolvimento, sem excluir os discentes que possuem maior domínio. Exemplificar uma forma unânime é fora de contexto, cada sala tem seu próprio funcionamento e cada discente possui uma estrutura linguística, social, cognitiva, dentre outros aspectos diferentes, cabe ao professor analisar e desenvolver seu próprio plano de aula, levando em consideração que o mesmo assunto, dificilmente, será aceito da mesma maneira para outra turma. 

A professora Patrícia incentiva os discentes a sempre melhorarem seu desempenho, utiliza a motivação como forma de aprendizado e o autoconhecimento, como exemplo, a docente pontuou os estudantes que foram para a escola com placas de ''abraços grátis'', fazendo com que outros tomassem a mesma iniciativa e, com isso, motivassem outras turmas que iam para escola e não estavam se sentindo bem, uma atividade simples e importante para o relacionamento social e que poderá espelhar no relacionamento profissional.

Mesmo que na sala de aula os discentes possuam pouco conhecimento da Língua Inglesa, um discente sempre terá algo para complementar a fala do outro e, desse modo, desenvolver uma atividade em equipe, em que, o discente com maiores dificuldades poderá ser auxiliado por outro da mesma idade e com a mesma linguagem. A BNCC busca um trabalho cooperativo e motivacional em sala de aula, cada interação que os discentes fazem entre si auxilia no desenvolvimento de competências, a docente valoriza o conhecimento de cada estudante, e essa é uma forma que precisa ser validada e aplicada em cada aula pelos docentes. Ao final da aula, pedi a docente para tirar uma foto do livro didático.




Nenhum comentário:

Postar um comentário