quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexões sobre a aula - 09.09.2019

Essa aula foi uma reunião de cada equipe, a professora havia pedido na semana anterior (02.09.2019) que cada grupo se reunisse, neste dia, para desenvolver o plano de aula e apresentar na semana seguinte. O meu grupo, já havia conversado durante a semana e o nosso plano de aula estava quase pronto, apenas precisávamos definir alguns pontos específicos, dentre esses pontos, foi necessário planejar o bingo para adequar ao assunto escolhido pela equipe, outro aspecto, o plano de aula precisava ganhar sua forma final. Desenvolver um plano de aula, é uma tarefa que precisa ser organizada e preparada, precisa selecionar o assunto de forma lúdica e utilizando na prática com o discente.

Com a nova BNCC, os planos de aula deixam de ser simplesmente baseado nos assuntos, o professor precisa pensar de que forma o discente poderá encaixar em sua vida, como ele utilizará, quais as melhores maneiras para se trabalhar. Dois pontos importantes que a BNCC trabalha é com a interação, a partir do contexto social, e as habilidades socioemocionais, que espera-se proporcionar um melhor resultado nas competências que o discente irá adquirir durante sua carreira de formação e, um avanço para a vida, após sua formação.

Ficamos com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, não tivemos tantos desafios, devido a experiência, que o estágio remunerado proporciona, na realização de plano de aula e atividades que o grupo tem na área do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Minha participação nessa atividade foi um desafio muito interessante, apesar de trabalhar com a Educação Básica e o Ensino Fundamental I, os desafios que o Ensino Fundamental II enfrentam, é esperado que seja mais avançado e com base na realidade social que enfrentam.

É necessário, sempre, observar o contexto que o discente está inserido e a sua necessidade maior, por tratar de uma sala de aula, cada discente terá uma forma única de aprendizado, dois jovens que aprendem melhor assistindo, nem tudo que chama atenção para um, irá garantir o interesse do outro, por isso, é necessário que o docente viabilize o aprendizado de forma única para valorizar as experiências de cada estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário