quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexões do Estágio II de Língua Inglesa - Quarta-feira - 27.11.2019

Aplicar uma avaliação que envolva mais de uma disciplina pode parecer, inicialmente, uma tarefa difícil devido a organização e desenvolvimento. Desenvolver atividades interdisciplinar envolve comprometimento e desempenho de todos os docentes, caso contrário, a atividade pode não ocorrer como esperado. É importante que ocorra uma cultura de paz, desse modo, o relacionamento profissional poderá atingir grandes níveis de satisfação para todas os docentes. É importante que o discente observe que uma disciplina não se separa da outra, o sistema de pensamento é amplo e um discente apropriar-se dos mais variados conteúdos de cada disciplina terá um avanço maior.

No Colégio Estadual Raphael Serravalle, o sistema de avaliação (prova) é realizado a partir do simulado. O simulado é uma avaliação interdisciplinar de múltipla escolha que, ao final, soma todas as disciplinas do dia e distribui as notas para cada matéria. No dia 27.11.2019, ocorreu a avaliação de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, cada questão valendo 0,1 décimo. Na época da avaliação, é importante que o docente, juntamente com todos da escola, busquem maneiras de tranquilizar os discentes, principalmente, aqueles que possuem muita ansiedade, o sistema de ensino nas escolas precisam ser reavaliados. ''Esses teste são muito grosseiros para serem usados e devem ser abandonados'' - Frederick J. Kelly

Com a BNCC, as atividades lúdicas devem ser aplicadas em sala, seria fundamental que a maneira de avaliar fosse diferente, os discentes estão acostumados a realizarem avaliações de forma automática, um estudante sabe que ao final da unidade seus conhecimentos serão colocados à prova. Por qual motivo, normalmente, os índices de aprovação são maiores em trabalhos do que avaliações?

Escolas como a Finlândia utilizam atividades que vão alem da sala de aula, o discente precisa buscar o conhecimento, é natural que durante cada ano ocorra grupos de estudos, o governo incentiva os discentes praticarem leituras de forma inconsciente, toda a programação internacional é legendada, reduzindo custo para dublagem, apenas os estudantes com melhores notas nos exames para universidade podem cursar uma licenciatura. É importante que a educação no Brasil analise as escolas com melhores rendimentos e, com isso, institua seu próprio modelo eficiente. É necessário que a nova forma de trabalhar em sala de aula, a partir do lúdico, seja instituído e, também, uma maneira de avaliar os discentes que vá além de avaliações como teste e prova.

Referências:

SEMIS, Laís. O que ninguém te conta sobre a educação na Finlândia. Nova escola, 24.01.2019. Disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/15363/o-que-ninguem-te-conta-sobre-a-educacao-na-finlandia > Acesso em: 29.11.2019 às 17h59min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário